05/11/12

O que é: Plano, Programa e Projeto? - Celso Vasconcelos



        A prática do planejamento envolve o conhecimento dos seus instrumentos, das fases e dos passos. O autor Celso Vasconcelos propõe uma analise em cada um desses elementos. As decisões tomadas para a intervenção em uma realidade determinada devem ser sistematizadas, interpretadas e consolidadas em documentos específicos. Esses documentos, decorrentes das ações de elaboração do planejamento, podem caracterizar-se como um plano, um programa ou um projeto, a depender do nível decisório a que relacionam, do âmbito de ação e do grau de agregação de variáveis e detalhamento. Considerando o planejamento em uma perspectiva de sistema, vamos caracterizar e exemplificar esses instrumentos. Antes, para melhor compreensão, vamos relembrar o sentido de sistema.

“Sistema é um conjunto estruturado em que diversos elementos, agindo e reagindo uns sobre outros, fazem aparecer os indicadores que refletem o bom ou o mau funcionamento dessa interação”.

          Os instrumentos do planejamento são os seguintes:

v Plano – documento referente ao sistema enfocado por inteiro. Por exemplo: Plano Nacional de Educação – PNE.

v Programa – relativo a um setor ou a uma área do sistema. Por exemplo: Programa de Valorização do Ensino Básico.

v Projeto - voltado para ao detalhamento das alternativas de intervenção escolhidas em relação ao plano ou programa. Por exemplo: Projeto para a correção da defasagem idade/serie, nas séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita. Deixe sua opinião, crítica, sugestões de postagem, recadinho. Volte sempre.